Retiro de Micareta 2011 - Departamento Juvenil

Loading...

Estudos Bíblicos Para Jovens

Motivos Errados que Levam ao Casamento
Por Causa da Aparência

Desceu Sansão a Timnate; e vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, dizendo: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. Responderam-lhe, porém, seu pai e sua mãe: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o nosso povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse, porém, Sansão a seu pai: Toma esta para mim, porque ela agrada aos meus olhos. Jz. 14:1-3

          Este texto nos mostra um homem escolhido por Deus desde o ventre para ser um nazireu. A palavra “nazireu” (Hb. nazir de nazar; significa “por à parte”). Refere-se à pessoa consagrada e dedicada totalmente ao Senhor, por um tempo determinado ou por toda a sua vida, como era o caso de Sansão. Os nazireus eram suscitados pelo próprio Deus para demonstrarem através do seu modo de vida, o máximo padrão divino de santidade, de consagração e de dedicação diante do povo. O voto de nazireado era totalmente voluntário. O propósito disso era ensinar a Israel que a dedicação total a Deus deve primeiro brotar do coração da pessoa, para depois expressar-se através da abnegação, do testemunho visível e da pureza pessoal. A dedicação completa do nazireu é um exemplo daquilo que todo cristão deve procurar ser. (Comentário Bíblia de Estudo Pentecostal).
          Sansão fazia parte de um projeto maravilhoso de Deus. Um homem que nasceu para ser um juiz em Israel. Um homem com um ministério ímpar na bíblia. Nenhum outro recebia o manifestar do Espírito Santo como ele. Aquele que recebia uma força sobrenatural capaz de resistir às maiores provações e vencer os piores desafios foi vencido pelo seu próprio coração. Talvez os criadores dos grandes heróis da ficção como Super Homem e outros se inspiraram na sua história. Mas, este grande homem se deixou enganar pelas aparências.
          Ao escolher esta mulher “sem nome”, das filhas dos filisteus para ser sua esposa, Sansão cometeu erros que um homem tão especial como ele nunca deveria cometer. Antes de citar estes erros quero lhe dizer que você também, como Sansão, é muito especial para Deus e Ele certamente tem um projeto maravilhoso para sua vida. Não se deixe enganar pelas aparências. Casamento é algo sério. É para toda a vida.
          Sobre a mulher que Sansão escolhera para ser sua esposa, é citado no texto bíblico apenas que era filha dos filisteus. Não é citado o nome da mulher, nem nada que diga respeito à sua família ou parentes próximos. Vemos em alguns textos na bíblia que alguns pais, que tinham visão espiritual e queriam que seus filhos tivessem casamentos abençoados, se preocuparam em buscar alguém para casarem-se com seus filhos que tinham uma linhagem abençoada e pertencessem à família dos israelitas. Que eram herdeiros da promessa feita por Deus a Abraão.

E disse Abraão ao seu servo, o mais antigo da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito; mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque. Gn.24:2-4

Isaque, pois, chamou Jacó, e o abençoou, e ordenou-lhe, dizendo: Não tomes mulher dentre as filhas de Canaã. Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher dentre as filhas de Labão, irmão de tua mãe. Gn. 28:1-2

          A mulher “sem nome”, estava também no lugar errado. Muitos(as) buscam uma(um) esposa(o) no lugar errado. Bares, festas de largo, boates, clubes e carnavais, não são os lugares certos para encontrarem um(a) esposo(a). O lugar freqüentado por uma pessoa revela suas prioridades, valores e gostos. No caso desta mulher “sem nome”, ela pertencia a um povo inimigo de Israel. O povo que Deus havia dito a Sansão que ele deveria guerrear e destruir, e não amar e fazer aliança.
          Muitos pais, e até pastores, ao verem seus filhos ou ovelhas começarem um namoro com uma pessoa que tem uma família problemática, ou que não teme a Deus, ou tem problemas gravíssimos de caráter ou temperamento, advertem, ensinam e tentam mostrar que aquela não é a pessoa certa para fazer aliança. Mas, por estarem apaixonados não ouvem conselho. Vivem na esperança de que a pessoa mudará depois do casamento. Ela mudará sim, mas para pior.
          Primeiro erro cometido por Sansão: Deus havia dado uma ordem ao povo de Israel quando eles entrassem na terra prometida:

Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra a que vais a fim de possuí-la, e tiver lançado fora de diante de ti muitas nações, a saber, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e quando o Senhor teu Deus tas tiver entregue, e as ferires, totalmente as destruirás; não farás com elas pacto algum, nem terás piedade delas; não contrairás com elas matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; pois fariam teus filhos desviarem-se de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Dt. 7:1-4

          Sansão tinha conhecimento da Lei do Senhor e desonrou a Deus. Por este erro ele pagou um preço muito alto, a própria vida. Muitos por se deixarem levar pelas aparências estão pagando um preço alto demais, quando deveriam ter parado para ouvir a voz de Deus antes de fazerem o voto no altar. Sansão foi enganado pelas aparências, “olhos”, e por ironia do destino, a primeira coisa que os filisteus fizeram contra ele foi arrancar os seus dois olhos.

Então os filisteus pegaram nele, arrancaram-lhe os olhos e, tendo-o levado a Gaza, amarraram-no com duas cadeias de bronze; e girava moinho no cárcere. Jz. 16:21

          Segundo erro cometido por Sansão: Ele desonrou os pais e o devido castigo para quem comete este erro, literalmente se cumpriu na vida dele.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êx. 20:12

          Sansão, certamente não morreu no tempo determinado pelo Senhor, como todos os juízes, reis e profetas que fizeram a Sua vontade. Existem atitudes na vida que podem até mesmo alterar o tempo de vida de alguém. Isso diz respeito à qualidade de vida. O simples fato de não viver segundo a vontade do Senhor, pode comprometer a paz, a alegria, a saúde, o apetite, o sono e até mesmo o desejo de viver. Quem tem um casamento infeliz, que o diga. Você conhece alguém que está passando por isso?
          Sansão não foi único na bíblia a se deixar levar pelas aparências. Não estou dizendo que a aparência não é importante. Pelo contrário. Acho que a pessoa só deve casar-se com quem acha bonito(a). Com alguém cuja aparência lhe agrade. Lhe satisfaça. A aparência faz parte da química, da atração. O cônjuge deve se sentir atraído pelo outro e atrair o outro. Mas a aparência não é o mais importante. O mais importante é o amor.

Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade. Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.
Gn. 6:1-5

          Os filhos de Deus citados neste texto certamente são os descendentes de Sete, terceiro filho de Adão. Os filhos dos homens são os descendentes de Caim, primeiro filho de Adão, geração amaldiçoada por Deus.

A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor. Gn. 4:26

          O padrão de beleza é individual e pessoal. Alguém bonito para mim pode não ser bonito para você, e vice versa. O mundo estabeleceu um padrão de beleza que nem sempre é aceito por todos. A beleza está nos olhos de quem vê. Quando você diz que uma pessoa é bonita, você está julgando segundo o seu padrão pessoal, e é isso que importa, a sua opinião.

Quem o feio ama, bonito lhe parece. Ditado Popular

Prs. Mário Júnior e Girlene Souza

Namorar ou Ficar?

A sociedade atual está em profundo estado de mutação. Termos novos são criados, termos antigos são reinterpretados. Não há verdades absolutas e sim opiniões e verdades particulares. "Cada ser é um universo", dizem, e todos devem criar para si os seus próprios padrões e verdades.

Jovens e adolescentes estão sendo formados nesta sociedade mutante. Os conceitos aprendidos em família, por serem frágeis e apenas nominais, não sobrevivem à avalanche de deseducação encabeçada pela mídia e pelos formadores de opinião. Isto é igualmente válido para o lado afetivo do jovem.

O dicionário Aurélio define NAMORAR como:

1) Procurar inspirar amor;
2) Andar de namoro com;
3) Enamorar-se (que por sua vez significa deixar-se possuir de amor, apaixonar-se).

FLERTAR significa namoro rápido, namorico.

Até bem pouco tempo o namoro era algo pré-nupcial, com regras bem definidas e padrão comumente aceito. Alguém, ao sentir-se atraído por outrem de sexo oposto, procurava-o, propondo-lhe namoro. Este consistia de encontros constantes, com diálogos sobre os dois, momentos de romance, abraços e beijos limitados, com considerável reserva e planos para o futuro.

Os encontros eram feitos na casa da moça, com a presença de familiares, na sala, ou no portão, até às 22 horas no máximo. Também constavam passeios, atividades mútuas e correspondência. Com o advento da era pós "Beatles" (conjunto de rock-and-roll inglês, que revolucionou a cultura ocidental após a década de 60) e o desenrolar do movimento "Hippie" (jovens americanos que lutavam pela liberação das drogas, extinção da família e amor livre), o namoro sofreu grandes mutações. Seus limites foram ampliados.

Os encontros passaram a ser em cinemas, pizzarias, clubes, etc, sem a presença de familiares. No seu bojo as carícias íntimas e os atos pré-sexuais encontraram espaço livre. Como conseqüência, o número de jovens que se casaram grávidas ou ficaram sós aumentou vertiginosamente. Namoro passou a ser a "sala vip" do casamento, faltando apenas o chamado "papel passado".

Por serem mal formadas muitas famílias tornaram-se desestruturadas, terminando em divórcios. Filhos cresceram deficientes psicologicamente, sem modelos paternos e maternos consistentes. Na década de 80 a chamada "AMIZADE COLORIDA" entrou em ação. Tratava-se de algo diferente do namoro. Rapazes e moças mantinham encontros libidinosos, com o compromisso de não terem quaisquer compromissos!

Com o passar dos anos o namoro continuou em processo de mutação. O império da AIDS (doença fatal sexualmente transmissível), trouxe uma transformação na aceleração da libertinagem juvenil. Os preservativos entraram na lista de materiais comuns da lista de compras dos adolescentes, como a pílula na década de 70.

Parte desta população resolveu "dar um tempo", "se cuidar". Nos Estados Unidos da América, uma igreja batista iniciou, junto aos seus adolescentes, uma campanha intitulada "QUEM AMA, ESPERA". Grande parte daquela região aderiu. Porém, uma nova modalidade de namoro surgiu. Como a adolescência é uma idade instável, o desejo de independência provocou um novo tipo de relação: FICAR. Pesquisando entre adolescentes, cheguei a 6 conclusões sobre o que significa para eles o FICAR:

Ficar é Namorar de Brincadeira
Ficar é praticar para ver se vai dar certo
Ficar é suprir provisoriamente a carência afetiva e sexual
Ficar é curitir todo mundo numa boa, sem compromisso
Ficar é namoro avançado, onde vale tudo
Ficar é a moda entre jovens e adolescentes

Quero discutir estes conceitos com vocês, apontando o que a bíblia diz sobre os princípios envolvidos no assunto. Espero que com isto, possa haver um esclarecimento considerável e um sólido desejo de praticar o ensino das Escrituras Sagradas.

1) FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA

Você gosta de brincar com ratoeiras, cobras, bombas, botijões de gás ou facas? Não, não é mesmo? São brincadeiras perigosas e de mau gosto.

Brincar com os sentimentos dos outros, ou mesmo arriscar os seus, também é errado. A Bíblia diz:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jr 17.9

Sentimentos são preciosidades. Não se gosta ou se deixa de gostar de brincadeira. Ademais, sempre se sai ferido de uma relação fingida.

Tudo quanto o cristão faz, pensa ou intenciona é para a glória do Senhor, devendo ser feito com responsabilidade e dedicação. Diz a Bíblia:

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios. Ef 5.15

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Cl 3.23

2) FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO

Deus não criou a família pelo sistema empírico (experimental). Pelo contrário, o Seu desejo sempre foi agir em prol do homem, dando-lhe uma pessoa adequada para sua felicidade. Veja o exemplo de Adão (Gn 2.22) ou de Isaque (Gn 24.51). Deus tem um plano para a união de dois corações, e pode conceder bênçãos maravilhosas!

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Mt 7.7,8

Cabe ao adolescente e ao jovem estar atento às pessoas ao seu redor, consultando o seu coração e a Palavra de Deus.

Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim. Sl 40.1a

O jovem cristão deve escolher alguém debaixo da orientação de Deus e que seja também uma pessoa cristã. Do contrário, está pecando:

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? II Co. 6.14-16

··Namorar é conhecer alguém no sentido básico da palavra: gostos, temperamento, procedimentos, personalidade, reações, etc. O restante está reservado para o casamento.

··Rapazes: como escolher uma namorada? Procure com sabedoria, lembrando que o que a garota é hoje com os pais dela ou em relação a Deus, ela o será amanhã com você também. Leia Provérbios 31.10-31 e repare nos sábios conselhos de uma mãe ao seu filho solteiro, para que se casasse com alguém digna. Procure uma moça cujos princípios sejam semelhantes a estes.

··Garotas: Como escolher um rapaz: O Salmo 1.1-3 aponta o comportamento do homem bem-aventurado. As bem-aventuranças trazem um perfil ideal para o esposo preparado por Deus: humilde de". Espírito, manso, parecido com Jesus, limpo de coração, pacificador (Mt 5.3-9). Peça ao Senhor, abra seus olhos e esteja atenta. Deus lhe mostrará e dará uma rica oportunidade de encontro.

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória. Ef 3.20,21a

3) FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL

Este argumento é falho. O ser humano sempre foi carente de afeto, seja pela falta sentida na infância, seja pela solidão circunstancial, e nunca houve necessidade de existir um relacionamento do tipo FICAR. Há um amor maior que nos conforta e supre a carência: O AMOR DE DEUS. Diz a Bíblia: Nós amamos porque Ele nos amou primeiro"(I Jo 4.19).

Nosso amor por Deus deve ser maior que qualquer outro amor humano, mesmo por alguém que é objeto de nossos sentimentos:

Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. Mt 10.37

Martinho Lutero, o mais importante líder da Reforma Protestante, declarou, em seu hino CASTELO FORTE: "Se temos de perder os filhos, bens, mulher, embora a vida vá, por nós Jesus está, e dar-nos-á Seu reino!".

Para gozarmos constantemente deste abundante amor, devemos estar em comunhão constante com Ele, por meio da leitura bíblica, da oração e do testemunho diante de todos. Tenha certeza de que Ele é provedor:

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Fp 4.19

Muito cuidado! Abraços e beijos podem se tornar uma armadilha do inimigo. Cumprimentar outrem com um ósculo santo, um beijo na face, é uma coisa. Exceder-se na saudação, dando lugar à licenciosidade e sensualidade, é outra. Cuidado! Fuja do pecado e da aparência do mal:

Abstende-vos de toda a forma do mal. I Ts 5.22

4) FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO

Este pensamento é anti-cristão. É uma afirmação, no mínimo, irresponsável. É fruto da carência de normas no ambiente familiar. A palavra CURTIR tem diversos significados, mas aqui é utilizada no sentido de namorar, "transar".

Sinceramente, você se casaria com alguém que já FICOU com todo mundo e que, na realidade, nunca "ficou" comprometida com ninguém? Você aceitaria que sua irmã ou sua mãe se comportasse deste jeito? Ora, se isto é escabroso quando imaginado em alguém que nos é preciosa, que nos é querida, por que faz e acha interessante com as pessoas de outras famílias?

Lembre-se do sábio Salomão, que, em sua velhice, exclamou com veemência:

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer. Ec 12.1

Igualmente o apóstolo Paulo lembra algo muito importante a Timóteo, o seu filho na fé:

Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. I Tm 4.12

O cristão é um ser comprometido com Deus e com o ser humano. É alguém que "veste a camisa", que "lança mão do arado e não olha para trás.". Não ter compromisso efetivo com a pessoa querida é pecado, falto de caráter, fruto de uma educação distorcida e de um coração sem sentimentos. O que deve unir alguém à outro é o amor, e este é poderoso e permanente:

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta; o amor jamais acaba. I Co 13.8,9a

5) FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO

Sendo um relacionamento mundano, fruto de uma sociedade sem Deus, FICAR não serve para nós. Simular um comportamento afetivo com quem não se ama? Ter comportamento de pessoas casadas estando solteiro? Fazê-lo com pessoas estranhas? Isto é perversão, hipocrisia e mentira. Tolo é aquele que crê nas mentiras, crê no carinho do estranho, no amor de quem não está nem aí com os sentimentos alheios.

Tal pessoa está caindo na armadilha de Dalila, que trocou afetos, carinhos e atos conjugais pela destruição do infeliz Sansão (veja Juízes, capítulo 16). Quem age assim não merece você. Deus tem alguém especial, alguém que não lhe tenha como "estepe", como "quebra-galho", mas sim como alguém de fundamental importância. Se você já se comportou mal assim, Deus tem um remédio para seu erro: arrependimento!

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I Jo 1.9

6) FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES

Pode estar na moda, mas está errado. Aliás, este mundo está debaixo da orientação do Diabo, e nada tem de Jesus. Nós, os cristãos, não são mais deste mundo, por isso devemos sempre pedir ao Senhor para nos livrar do mal. Resta saber de que lado você está. Se você é um cristão nominal, que não se converteu, então a moda é sua.

Mas, se você tem ao Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre, então o pecado não pode exercer domínio sobre você, e a moda não o obrigará a agir como todos agem. Sabe o que muita moda é? Um disfarce do inimigo, de sua influência sobre o povo do mundo. Já percebeu que as modas geralmente trazem um ideal errado? Primeiro de abril trás a mentira. Verão forte trás top less e naturalismo (nudismo).

Carnaval trás rebelião contra autoridades, homossexualismo, drogas, adultério, etc. Já ouviu falar de uma moda que trouxesse arrependimento, paz entre os povos, alimento aos famintos, distribuição de renda, perdão aos magoados? Claro que não. Portanto, fuja da moda! Seja esperto, seja jovem, seja atual, mas somente no que concerne à linguagem e socialização gerais; nunca às práticas nocivas.

...Não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.. Tg. 4.4

Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. I Jo 2.15

Deus tem outra moda. A moda dele é melhor. Se ligue em Seus caminhos.

CONCLUSÃO

Ficar é Fria. Ficar é coisa passageira. Busque a orientação de Deus em suas relações. Que sejam retas, adequadas, puras e duradouras.

Autor: Pr. Ricardo Paixão de Oliveira
sábado, 10 de julho de 2010

Drogas
Deus preparou algo (muito) melhor para você!

"O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio." (Pv 20:1)

"Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber." (Pv 23:29-35)

"Mas, se aquele servo disser consigo mesmo: Meu senhor tarda em vir, e passar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo, em dia em que não o espera e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis." (Lc 12:45-46)

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus." (1 Co 6:9-11)

O primeiro contato com as drogas geralmente ocorre na infância ou na adolescência, quando o caráter da pessoa está em fase de formação. Nesta fase, ocorrem muitas mudanças e adaptações em seus conceitos sobre a vida, isso ocorre para pessoa se adequar à transição da fase infantil para adolescência ou da adolescência para fase adulta. Ela passa por diversos problemas e conflitos de personalidade que serão úteis para o seu amadurecimento espiritual, começando a entender e encarar o mundo como ele realmente é, com seus problemas, suas misérias e suas pressões, é uma fase bastante conturbada, onde a pessoa é bombardeada por filosofias de vida, apelos comportamentais, responsabilidades pessoais etc. É preciso tomar grandes decisões que certamente irão influenciar o seu futuro e conseqüentemente todas as áreas de sua vida.

É neste quadro, acima citado, que o primeiro copo de bebida ou o primeiro cigarro ou a primeira dose de droga é oferecida, seja por algum "amigo" ou por curiosidade, até mesmo, muitas vezes, devido ao fato de alguém da família estar fazendo uso de bebida alcoólica ou cigarro. Geralmente começa-se com uma dessas drogas "fracas", que na verdade, são as mais sutis em sua destruição do ser humano, devido ao fato de serem permitidas por Lei ou por não serem taxadas pela sociedade, principalmente a mídia, que incentiva o uso dessas drogas. Esse sistema, satânico e destruidor, transmite a falsa ilusão de sentir-se melhor ao usa-las. O cigarro dá uma tontura quando se inicia o uso, devido ao fato do organismo não estar adaptado com a destruição que está ocorrendo em seu pulmão e outros órgãos do corpo. Algumas pessoas utilizam o cigarro como fuga do stress ou de alguma ansiedade ou nervosismo. Muitas vezes a pessoa fuma só para ser como os outros que fumam, mal sabe ela que está adquirindo um vício que será muito difícil de ser deixado. Estima-se que 80% dos fumantes desejam deixar de fumar, porem não conseguem. A bebida tem o efeito de dar prazer, deixando a pessoa mais solta para se expressar e fazer coisas que sem a bebida não teria coragem, mas essa alegria é falsa e mais tarde se transformará em tristeza e arrependimento como podemos ilustrar por está passagem da Bíblia, em Provérbios 14:12 "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.".

Essas drogas funcionam como um convite, uma porta de entrada, para que o indivíduo experimente outras drogas mais pesadas que irão leva-lo a uma total escravidão. Isso não quer dizer que elas sejam menos prejudiciais a saúde, pois o álcool e o tabaco matam mais do que todas as drogas proibidas juntas. Tomando como exemplos um acidente de carro tendo como causa um motorista bêbado, ou a violência familiar devido ao álcool, fica claro que muitas pessoas, inclusive inocentes, morrem, direta ou indiretamente, devido ao uso de álcool ou alguma outra droga legal.

Nesta fase da vida, em que o indivíduo passa por profundas transformações em seu estado físico e emocional, o primeiro contato com essas drogas é uma grande alegria, pois se trata de uma solução rápida, passageira e ilusória para os problemas, servindo como um escape, uma fuga da real condição.

Para uma criança ou um adolescente, o seu maior desejo é se tornar adulto, ela projeta sua felicidade no futuro, quando terá sua liberdade para fazer o que quiser. Porém, depois de crescer ela começa a perceber que mesmo tendo dinheiro, posição social, sexo ou fama, nada disso realmente a preenche completamente, isso ocorre pelo fato desta pessoa não perceber que a verdadeira razão para qual foi criada foi para que pudesse conter o próprio Deus em seu espírito, que pode leva-la a ter uma vida de comunhão e obediência a Deus, não há maior alegria do que esta. Isso explica casos de pessoas como Kurt Cobaim, Jimi Hendrix, Raul Seixas, Elvis Presley e muitos outros, que mesmo tendo dinheiro e fama, morreram devido ao uso de drogas.

Caro leitor, nada poderá preencher o vazio que está dentro de você a não ser o próprio Deus, pois todos fomos criados a Sua imagem e conforme a Sua semelhança. Você foi criado a imagem de Deus, você foi criado a semelhança de Deus. É o que diz Gn 1:27 "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou", e seu você foi feito para ser o templo do Espírito Santo, como vemos em:

1 Co 6:19 "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.".

Na Bíblia, em 1 Co 6:19, é citado que nós fomos feitos para conter o Espírito Santo, você foi comprado por um alto preço, esse preço foi à morte voluntária do próprio Filho de Deus, que veio ao mundo e cumpriu os requisitos de Deus, para nos salvar, como podemos ver em:

Jo 3:16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.".

A Bíblia também diz que o homem foi feito com três partes: espírito, alma e corpo, em:
1 Ts 5:23 "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.".

Com o corpo tocamos as coisas materiais, a alma divide-se em mente, vontade e emoção, mas bem no nosso interior existe um órgão criado única e exclusivamente para conter Deus, esse é o espírito humano.

Deus, quando criou o homem, tinha um desejo, de que o Homem, representado por Adão comece da Árvore da Vida, ou seja, comece do próprio Deus para dentro de seu espírito, pois Cristo é a videira verdadeira, mas o homem não quis a Deus preferindo a árvore do conhecimento do bem e do mal, que representa Satanás. A partir daí o pecado entrou no homem, através da desobediência de Adão, todos os homens, que são descendentes de Adão, herdaram a natureza pecaminosa de Adão.

Nós não pedimos, não pagamos e nada fizemos para herdar tal natureza maligna, nós simplesmente nascemos com ela. Essa natureza não é algo exterior palpável, algo que podemos tirar nem mudar, mas é algo que está dentro de nós, é a nossa herança de Adão e a recebemos no momento em que fomos concebidos. Isso certamente é algo muito triste e que ao mesmo tempo nos leva um desesperado clamor:

"Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte" (Rm 7:24).

"Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, ou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado"(Rm 7:25).

Graças a Deus! Existe uma boa nova, e essa boa nova é Jesus!

É preciso perceber que, para revolver um problema interior, um problema no espírito, precisa-se de uma solução interior, uma solução para o espírito e não o álcool ou as drogas que só tem a função de tirar a sobriedade da mente, enganando a alma e amortecendo ainda mais o espírito já em sofrimento.
Jesus Cristo veio ao mundo, Ele, o próprio Deus, se tornou um homem como você, a fim de sofrer para que hoje Ele pudesse te salvar. E tendo sofrido as mesmas coisas que nós passamos, as mesmas tentações, ele foi aprovado e foi perfeito em todas as coisas como nos trechos abaixo:

Fl 2:5-6 "Tende em vós o mesmo sentimento que ouve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,".

Hb 7:28 "Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.".

O que a lei de Deus decreta, é que o salário do pecado é a morte, quem pecou deve morrer, e lembrando do fato de que todos nós somos pecadores, Jesus Cristo veio e morreu por nós, não tendo pecado algum, Ele poderia ter vivido eternamente, mas Ele entregou sua vida para dar um fim a velha criação, para dar um fim ao velho Adão, para destruir o pecado, para que todo aquele que Nele crer tenha a vida eterna, e tenha vida em abundância e para destruir as obras do diabo, essa destruição do diabo será concluída através da igreja, que é o corpo de Cristo.
Receba Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. Receba Aquele que te salvou da velha vida, como o Senhor da sua nova vida, receba Aquele que pode resolver seu problema interior, Jesus! Receba Aquele que pode te dar vida, pois após Sua morte, Ele ressuscitou, ascendeu aos céus e tornou-se o Espírito que dá vida, estando hoje disponível para todos os que o receberem com fé, como vemos em: 1Co 15:45 "O primeiro foi feito alma vivente, o ultimo Adão, porem, tornou-se o Espírito que dá vida".

Rm 10:9 "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. ".

Rm 10:10 "Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. ".

Uma das coisas mais importantes, no início de sua recuperação, é evitar os lugares e as pessoas com as quais você fazia uso freqüente de drogas ou álcool, pois o diabo irá usa-las para te levar novamente ao vício, quando você começa a conversar com um companheiro de farra, e relembrar das coisas que você fazia sob o efeito de drogas e álcool, isso fará com que você ocorra um fenômeno que é conhecido pelos psicólogos como memória eufórica, ou gatilho da memória, que despertará em você um desejo muito grande de fazer o uso do entorpecente, evite falar sobre isso e "Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (2 Tm 2:22). A Bíblia que o diabo pode transformar-se em anjo de luz, em 2 Co 11:14 "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.". Isso quer isso quer dizer, que muitas das vezes, o diabo irá te atrair para as drogas com um apelo, do tipo "vá àquela festinha, não pega nada", mas após a festinha e um pouco de bebida, você já corre direto para droga, ou "saia com aquela menina, ela é tão bonita", mas a menina vai levá-lo a usar drogas ou álcool, não se deixe enganar pelo diabo, o lugar de fazer as coisas certas e de arrumar uma esposa ou um marido não é no mundo e sim na igreja, repreenda esses pensamentos e se arrependa no caso de já ter caído em uma dessas ladainhas de Satanás e " Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé." (Gl 6:7-10).

Tome cuidado com a mídia, e suas mensagens, pois creio que se em vez de colocarem uma moça linda na propaganda de uma marca de cigarro, como vi estes dias em uma revista, eles colocassem pessoas morrendo de câncer nos hospitais, nossas crianças e adolescentes não iriam se atrair para o cigarro, ou em vez de dizerem aquela frase "uma boa idéia" como é utilizada por uma marca de pinga, deveriam mostrar que muitas "boas idéias" como essas, inspiraram mortes, causaram acidentes de carro, ajudaram pais a estuprar e bater em seus filhos, e deram coragem para alguém começar a usar uma droga, que mais tarde o levou a morte por overdose ou outra causa qualquer, essa é a realidade que nosso sistema capitalista esconde para vender e matar as pessoas, inescrupulosamente. A mensagem que a mídia passa é que com fama, dinheiro, poder, você poderá fazer o que quiser e assim será muito feliz, mas não se engane, aquilo que eles estão procurando, você não precisa nem da fama e nem de muito dinheiro para achar, pois a verdadeira felicidade vem de uma vida em comunhão com Deus, nada se compara a poder deitar em sua cama, fazer sua oração a Deus e estar com sua consciência limpa, com paz no coração, o diabo quer tirar sua paz mas, o que Deus quer é que você faça parte de Seu reino "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Rm 14:17).

Em vez de você procurar as velhas companhias, faça novas amizades, com aqueles que buscam o Senhor de coração sincero e não tem preconceito contra sua pessoa, se possível, peça ajuda para alguém que já passou e venceu este problema, essas pessoas vão encoraja-lo, com seus testemunhos, o principal é confiar em Deus e crer que Ele, através dos irmãos e de sua comunhão pessoal, estará te ajudando a ficar firme na fé e vencer o Diabo, sendo que Jesus Cristo tem o poder de te libertar, pois Ele venceu as tentações do Diabo, como vemos em Jo 16:33 "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.". E Ele é o único caminho, como podemos ver em João 14:6 "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.". Ele tem o poder de te libertar, como vemos em Jd 1:24-25 "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.".

A Bíblia nos ensina, que devemos despertar de nosso sono espiritual, e buscar conhecer a vontade de Deus para que possamos então viver em amor uns para com os outros, como podemos ver em:

Ef 5:14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. 15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus. 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo."

Um dos maiores problemas a ser vencido para a pessoa que usa qualquer substância química é a dificuldade de amar o próximo, pois o amor ao seu ego, faz com que a pessoa fique cega para as pessoas que estão ao seu redor, para ela só existe sua satisfação, custe o que custar e para quem custar, desta forma, a pessoa dependente química ofende muito aqueles que o amam e deve se arrepender, pedindo a Deus que o lave com Seu precioso sangue, e também se possível, pedindo perdão as pessoas amadas que muitas vezes você ofendeu, roubando-as, deixando-as sem dormir de preocupação, ferindo-as, humilhando-as, e deixando-as sem esperança em suas vidas pessoais devido a sua situação, este amor só será restaurado com o passar do tempo, através do poder restaurador de Jesus Cristo, que irá mudar seu testemunho de vida e desta forma te ajudará a reconquistar as pessoas amadas. Veja a promessa de Deus para você:

2 Cr 7:14-15 "e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar."

Outro fator importante é que a dependência nunca retrocede, não caia no engano de que você vai começar a usar socialmente o álcool ou a droga, quando você tiver uma recaída, seu corpo irá rapidamente se readaptar a grandes quantidades da droga, da mesma maneira que antes de deixa-la. Portanto, a solução nunca é diminuir e sim cortar de uma vez por todas o uso de todas as drogas, o Senhor Jesus tem o poder para te ajudar a fazer isso e caso você recaia, arrependa-se e tente novamente, não se deixe enganar pela depressão, pois há uma solução, que é buscar a Deus, muitos já se recuperaram através deste caminho.

Caso você esteja já em uma situação na qual você não consegue nem passar em frente a um local de reunião ou contatar algum cristão, devido a grande opressão que o inimigo está fazendo a sua mente, pois com o tempo o inimigo começa a oprimir sua vida, devido ao grande uso de drogas, e começa a dizer em sua mente, que você deve se matar, que você não tem jeito, mas isso não passa de mentira de Satanás, que tem prazer em destruir as criaturas de Deus e os filhos de Deus, o diabo é o pai da mentira, como vemos em João 8:44b "Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.". Ele quer tirar sua vida. Numa situação como esta, sugiro que você busque um centro de recuperação cristão, para que você seja tirado do meio corrompido, onde você deve estar vivendo, e para que neste local você esteja em contato mais constante, com Deus e a Sua Palavra, envie um E-Mail para nós, pedindo o endereço de um centro de recuperação cristão, que estaremos retornando a você o endereço, de um local cheio da Palavra de Deus, onde realmente você poderá conhecer a Jesus Cristo e começar um vida nova. Que Jesus Cristo te abençoe, te ilumine e te guarde. A paz do Senhor. Amém

Tatuagens

"O que atenta prudentemente para a palavra prosperará; e feliz é aquele que confia no Senhor." - Provérbios 16:20

Você tem estudado a Bíblia? Já fez algum dos cursos Bíblicos gratuitos on-line que temos no www.bibliaonline.net?

Envio abaixo alguns dados e algumas considerações sobre o assunto:

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levíticos 19:28.

A revista Galileu número 86 traz algumas informações interessantes sobre a tatuagem nos dias atuais:

A TATUAGEM NUNCA ESTEVE TÃO NA MODA

É impossível ir a praia, sair na rua e não encontrar um desenho, estampada no corpo das pessoas. Para muitos, a tatuagem é um modismo, ou seja, logo passa e assim virá outra febre. Contudo, a tatuagem tem se tornado uma mania mundial e que traz dados interessantes.

Nos Estados Unidos, existem mais de 40 milhões de pessoas adeptas do tal fetiche. Na Europa, o aumento da demanda deu origem a uma nova disciplina acadêmica, a Psicologia da Tatuagem, ensinada nas Universidades de Milão e Roma. Apesar do modismo, a tatuagem não sai do corpo, ou seja, é impossível removê-la, e ao contrário de um modismo, não pode ser trocada a cada estação. Um dos métodos mais avançados para se remover a tatuagem é o chamado PHOTODERM, uma máquina a laser que remove a tinta.

Segundo, o cirurgião Cláudio Roncai: "É um tratamento demorado e caro e o aparelho não representa a solução definitiva, pois normalmente sobram vestígios de pigmentos na pele".

DISCRIMINAÇÕES SOFRIDAS POR QUEM FAZ TATUAGEM

Lizete Araújo, vice-presidente da CATHO, uma firma de consultoria em recursos humanos especializada na recolocação de executivos, afirma: "Normalmente, as empresas adotam os valores da sociedade, que, de maneira geral, ainda rejeitam esses adereços".

Desde a década de 1950, os cirurgiões tentam amenizar a angústia de quem um dia desobedeceu um princípio social e familiar, afirmando que "o corpo é meu", e sofreu o preconceito e agora se encontra arrependido.

A tatuagem pode ser um peso que a pessoa vai carregar para toda a vida e que pode prejudicá-la de três formas distintas:

Socialmente - pois ela vai sofrer discriminação e preconceito.

Emocionalmente - porque a tatuagem é uma marca permanente e, mesmo que a pessoa sinta arrependimento, não conseguirá removê-la totalmente.

Espiritualmente - Quando a pessoa descobrir a origem das tatuagens e verificar por si mesma que ela é instrumento relacionado com deuses e práticas ocultas e pagãs.

ANALISANDO O ASSUNTO PELA BÍBLIA:

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levíticos 19:28.

Pelo contexto de Levítico 19:28 e Deuteronômio 14:1,2 podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o corpo.

Assim, não é recomendável que um cristão marque seu corpo com tatuagens, pois o seu corpo é um templo do Espírito Santo. Veja I Coríntios 6:19,20. "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."

O dragão, preferência absoluta entre os jovens, testemunha o desejo de auto afirmação.

Porém, o dragão na Bíblia simboliza Satanás. Veja Apocalipse 12:9; 20:2

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele."

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos."

Os cristãos devem portanto ouvir as recomendações divinas que estão registradas na Bíblia e procurar em tudo obedecer a Jesus e seguir o Seu exemplo, desligando-se de tudo no mundo que não é edificante.

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." - I Coríntios 10:23 "Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:1,2

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." - I Coríntios 10:32

"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." - II Coríntios 6:3

Embora não seja o ideal, muitas pessoas hoje em dia estão se tatuando. Não devemos generalizar e dizer que toda a pessoa tatuada está distante do Senhor Jesus.

Se você possui uma tatuagem não pense que não pode aproximar-se de Deus por causa disto. Deus é um pai misericordioso. Ele lhe ama independentemente do seu passado.

Também não devemos concluir que por uma pessoa ter uma tatuagem ela não possa receber os favores de Deus de amor, perdão e direção. Como diz o ditado: “O amor tem bons olhos” e Deus é amor!

Sempre existe esperança de salvação a todos os que antes não conheciam a Verdade e o Caminho. Cristo morreu e pagou pelos pecados de todos. Assim, uma pessoa que era assassina antes, mas conheceu a Cristo, se arrependeu e mudou de caminho, está salva, pois Cristo já pagou o preço de todos os assassinatos que esta pessoa cometeu. Na Bíblia temos várias histórias assim, sendo uma das principais a história do rei Manassés, que foi um dos piores reis de Israel e que só se arrependeu quando perdeu tudo que tinha. Até seus filhos ele queimou no fogo. Imagina! Você acha que teria salvação pra alguém assim? Mas teve! Deus o perdoou quando ele reconheceu que estava errado e se arrependeu.

Deus se importa com a nossa saúde física e aparência. Mas muito mais Ele atenta para o nosso coração. Veja o que Deus falou a Samuel por ocasião da escolha do rei Davi para substituir Saul.

“Mas o SENHOR disse: —Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” (1 Samuel 16:7 NTLH)

Se você fez uma tatuagem motivado pela ligação com algum ídolo ou falso deus, peça perdão, renuncie ao seu pacto anterior e decida servir ao verdadeiro Deus. O Criador não rejeita nenhum dos seus filhos que vêm à Ele com sinceridade. “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:37 RA)

O importante é você decidir daqui para frente ser fiel ao único Deus verdadeiro.

“Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.” (Josué 24:15 NTLH)

Se você se arrependeu de ter colocado uma tatuagem, não se desespere. Tenha a certeza de que Deus lhe ama de igual forma. O fato de você ter uma tatuagem não irá impedir a sua entrada no reino de Deus.

Jesus nos prometeu uma nova vida e um novo corpo, de carne e osso, só que eterno! Assim, alguém que perdeu um braço ou uma perna, ou não teve visão nesta vida, terá um corpo perfeito na Nova Vida. Isso também resolverá o problema de quem tem tatuagem, entende? De qualquer modo, sempre há esperança de salvação. Jesus quer mudar o interior de todos nós antes de Sua volta. Depois tudo que for exterior será facilmente mudado por ELE!

Piercing

Piercing Cultural ou Cultual?

Muitos jovens hoje dentro das igrejas, usam ou querem usar tatuagens, piercing, sem conhecer uma posição clara da igreja. Devem tatuar e usar piercing ou não? É pecado, é errado, ou não? Qual a aposição da igreja diante dessas “necessidades” da juventude?

Vivemos em um mundo globalizado, onde a cultura de um povo em particular, já não é tão particular, mas compartilhada para outras culturas a milhares de quilômetros, incorporando na linguagem, gestos, alimentação, aparência, etc. Toda cultura possui elementos que precisam ser conservados e outros que precisam ser transformados pelo evangelho. Esta cultura globalizada faz com que elementos de uso e costumes que pertencem a uma cultura distante, remota, torne-se parte de outra cultura, ou de todo o mundo. As palavras em inglês que foram incorporadas em nossa cultura como hambúrguer, são usadas como se fossem nossas; a comida chinesa e japonesa, pratos italianos, gravatas, ternos, sapatos, nossa liturgia religiosa, etc.

O piercing ou pendente de Rebeca?

Assim, também vem a influência da música, dança, ritmos, tatuagem e piercing, sendo que a origem desses dois últimos itens remota a culturas antigas, como a egípcia, hebraica, mesopotâmia. Os piercing e as tatuagens eram usados para diversos fins, aparência, religião, demonstração de riqueza, beleza e força. A primeira referência que alguns dizem que era um “piercing” na Bíblia está em Gêneses 24.22 e 47, quando o servo de Abraão, Eliezer, fora enviado para arranjar uma noiva para o seu filho Isaque - “Quando os camelos acabaram de beber, o homem deu a jovem um pendente de ouro de seis gramas... então coloquei o pendente em seu nariz e as pulseiras em seus braços”.

Porém esta palavra não se refere ao um “piercing”, mas um pendente ou uma argola geralmente de ouro, que era parte do ornamento usado no nariz ou na orelha por homem, mulher ou ídolo. A palavra “piercing” é uma palavra inglesa que significa “objeto agudo, penetrante, que rompe, dilacera e perfura”. É claro que não podemos chamar o presente de Eliezer de “piercing”, pois não perfurava o nariz, mas um objeto que ficava pendurado. O texto diz – “eu coloquei o pendente em seu nariz... e curvei-me em adoração ao Senhor...”. É claro que diante do poço em que Rebeca dava água para os camelos, Eliezer não perfurou o nariz de uma desconhecida, colocou uma argola e em seguida adorou a Deus.

O presente de Abraão entregue por Eliezer a Rebeca, fazia parte de recompensas pela aceitação da proposta de casamento como pagamento do dote, isso era natural naquela época, é tanto que quando o irmão de Rebeca viu o pendente em seu nariz e as pulseiras em seus braços, ele procurou Eliezer e lhe ofereceu abrigo, aceitando assim a recompensa, palavra em hebraico “mãhar”, que significa, “adquirir mediante (dote) pagamento, o pedido de casamento – “A jovem voltou para a casa e contou tudo a família de sua mãe. Rebeca tinha um irmão chamado Labão. Ele saiu apressado á fonte para conhecer o homem, pois tinha visto o pendente e as pulseiras no braço de sua irmã, e ouvira Rebeca contar o que o homem lhe dissera. Saiu, pois, e foi encontrá-lo para junto á fonte, ao lado dos camelos. E, disse: Venha, bendito do Senhor! Por que ficar ai fora? Já arrumei a casa e um lugar para os camelos”. Gêneses 24.28-31. O pendente em Rebeca não era um “piercing”, mas parte do pagamento de dote de Abraão para o casamento do seu filho Isaque com Rebeca. Havia um significado, um propósito cultural e familiar.

Este mesmo sinal de recompensa do dote de casamento foi dado por Deus a Jerusalém em uma metáfora do seu relacionamento de marido com Jerusalém a sua esposa amada – “Brincos para o nariz e as orelhas, e uma linda coroa para a sua cabeça”. Ezequiel 16.12.

As argolas e pendentes do passado deixam marcas irreparáveis no presente

Muitas ocasiões os ornamentos no nariz, no tornozelo, na cabeça ou na orelha, eram usados como sinais de opulência, magia e sedução. Vejamos alguns em Isaías 3.16-24.

1. Elas usavam enfeites para flertar e seduzir os homens com o seu corpo - “E por causa da arrogância das mulheres de Sião, que caminham de cabeça erguida, flertando com os olhos, desfilando com passos curtos, com enfeites tinindo em seus calcanhares”.

2. Elas usavam vários enfeites, parecendo muito com o uso que muitas mulheres e homens fazem hoje, com objetivos de magia e sedução:

» “Naquele dia o Senhor arrancará delas: as pulseiras, as testeiras e os colares, os pendentes, os braceletes e os véus, os enfeites de cabeça, as correntinhas de tornozelo...”.

» “Os cintos, os talismãs e os amuletos...”. Elas usavam objetos com fins espirituais de proteção. Esses objetos citados aqui são objetos indicados por demônios como pontos de magia.

» “Os anéis, os enfeites para o nariz”. Observe que o uso aqui já não era como recompensa de dote, mas como enfeites de embelezamento com fins de sedução.

» “As roupas caras, as capas, as mantilhas, e as bolsas; os espelhos, as roupas de linho, as taras e os xales”. O uso de muitos desses enfeites em si não estava errado, mais com o objetivo que elas usavam estava errado e foi censurado por Deus.

3. Por esse motivo, Deus disse que: – “Em vez de perfume haverá mau cheiro, em vez de cintos, corda, em vez de belos penteados, calvície, em vez de roupas finas, vestes de lamento, em vez de beleza, cicatrizes”. Incrível que, até hoje, essas coisas acontecem. Por causa do uso indiscriminado de indumentárias de embelezamentos com fins de sedução e magia, temos visto:

» “Em vez de perfume, mau cheiro”. O cheiro do pecado, lascívia, das doenças sexuais, do câncer, da aids, das drogas, etc.

» “Em vez de cintos, cordas”. O aumento do suicídio, assassinatos, mortes em clínicas de cirurgias plásticas, de aborto, etc.

» “Em vez de belos penteados, calvície”. A calvície provocada pela queda de cabelo por abuso de produtos químicos de embelezamentos; provocada, também, pela quimioterapia para aplacar o câncer.

» “Em vez de roupas finas, vestes de lamento”. Quantas pessoas que pagam caro pelo luxo, não têm paz, sossego, tranqüilidade, só tem lamento e dor.

» “Em vez de beleza, cicatrizes”. Muitas carregam as marcas no próprio corpo; marcas que não saem com sabão.